Direito Ambiental: Tac rural
O Termo de Ajuste de Conduta Rural (TAC Rural) é um instrumento jurídico utilizado para resolver irregularidades ambientais cometidas por produtores rurais. Trata-se de um título executivo extrajudicial, estabelecido mediante acordo entre o Poder Público, representado geralmente pelo Ministério Público, e o produtor rural acusado da infração ambiental.
A proposta de um Termo de Ajuste de Conduta geralmente parte do Ministério Público, após análise das irregularidades identificadas. O MP, muitas vezes em colaboração com outros órgãos fiscalizadores, decide se oferecerá ao produtor rural a oportunidade de firmar esse acordo como forma de regularizar a situação ambiental. A decisão de aceitar ou não o TAC Rural fica a cargo do produtor, que pode contar com a assessoria de um advogado especializado para orientá-lo durante o processo.
Um bom advogado para acompanhar um TAC Rural deve possuir conhecimento sólido na área da irregularidade ambiental em questão, além de experiência na negociação e interlocução com o Poder Público. Além disso, é importante que o advogado seja capaz de comunicar de forma clara e transparente com o cliente, explicando todas as etapas do processo e orientando-o sobre seus direitos e deveres durante a execução do acordo.
Fale com um Advogado
Preecha o formulário e entraremos em contato com você por WhatsApp.